ARMAÇÃO LEVE TRADICIONAL: A EFICÁCIA DA SIMPLICIDADE
É um sistema de construção que, ao contrário do que muitos pensam, não se baseia no pré-fabrico, mas numa grande atenção aos detalhes e às mais variadas necessidades arquitetónicas.
A armação é geralmente composta por madeira maciça, madeira unida por falanges, I-joist, OSB ou plywood, entre outros materiais de madeira. O Platform frame, Balloon frame, Semi-balloon e o Truss-framed são expressões da construção tradicional de armação leve. A simplicidade e rapidez de construção com estes sistemas fizeram com que este tipo de estruturas se tenha difundido por todo o mundo anglo-saxónico desde a época da Conquista do Ocidente, a partir de meados do século XIX, ocupando hoje quase todos os projetos de edifícios residenciais nestes mercados. Especificamente, a técnica de armação do Platform frame é a mais difundida e prevê a construção de andares individuais construídos uns sobre os outros.
Pelo contrário, as técnicas do Baloon Frame e Semi-Balloon Frame preveem a construção de dois andares de cada vez, utilizando pregagem e mão-de-obra não necessariamente especializada, enquanto que a técnica do Truss Frame prevê a realização de um vigamento com nós de dobradiça.
Trata-se de sistemas tradicionais, simples, com eficácia reconhecida e com uma boa relação custo-desempenho e, como tal, continuam a ser amplamente difundidos em muitas partes do mundo.