BUILD THE (IM)POSSIBLE: take on the challenge!

O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO TIMBER FRAME

TIMBER FRAME: REALIZA ESTRUTURAS DE MADEIRA DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA

O sistema de construção timber frame, ou de paredes estruturais de armação, caracteriza-se pela realização de paredes estruturais através de uma armação constituída por montantes, que é depois preenchida com material isolante e endurecida com painéis de OSB. 

Em geral, os sistemas de armação utilizam menos madeira; as construções são, portanto, mais fáceis e rápidas de realizar, poupando tempo e recursos em comparação com outros sistemas de construção. 

Ao longo dos anos desenvolveu-se dando forma a vários subsistemas, vejamo-los juntos. 

ARMAÇÃO LEVE TRADICIONAL: A EFICÁCIA DA SIMPLICIDADE

É um sistema de construção que, ao contrário do que muitos pensam, não se baseia no pré-fabrico, mas numa grande atenção aos detalhes e às mais variadas necessidades arquitetónicas.

A armação é geralmente composta por madeira maciça, madeira unida por falanges, I-joist, OSB ou plywood, entre outros materiais de madeira. O Platform frame, Balloon frame, Semi-balloon e o Truss-framed são expressões da construção tradicional de armação leve. A simplicidade e rapidez de construção com estes sistemas fizeram com que este tipo de estruturas se tenha difundido por todo o mundo anglo-saxónico desde a época da Conquista do Ocidente, a partir de meados do século XIX, ocupando hoje quase todos os projetos de edifícios residenciais nestes mercados. Especificamente, a técnica de armação do Platform frame é a mais difundida e prevê a construção de andares individuais construídos uns sobre os outros. 

Pelo contrário, as técnicas do Baloon Frame e Semi-Balloon Frame preveem a construção de dois andares de cada vez, utilizando pregagem e mão-de-obra não necessariamente especializada, enquanto que a técnica do Truss Frame prevê a realização de um vigamento com nós de dobradiça. 

Trata-se de sistemas tradicionais, simples, com eficácia reconhecida e com uma boa relação custo-desempenho e, como tal, continuam a ser amplamente difundidos em muitas partes do mundo. 

ARMAÇÃO AVANÇADA: A TRADIÇÃO, COM MAIS UMA VANTAGEM 

Os sistemas de construção anglo-saxónicos foram adotados ao longo do tempo pelas populações do arco alpino, que o utilizaram com elementos de madeira de maior dimensão e massa.

 Graças a este sobredimensionamento e à tecnologia desenvolvida pela Rothoblaas para sistemas de fixação e impermeabilização, os sistemas de armação adquiriram uma nova força, atingindo níveis de desempenho excecionais. 

Isto aplica-se, em especial, ao campo térmico que, graças à utilização de soluções de desempenho extraordinariamente elevado em termos de vedação do ar, água e vento, representa uma verdadeira garantia de conforto habitacional superior.  
Descubra a gama de produtos para a vedação ao ar e a impermeabilização:

ARMAÇÃO PRÉ-FABRICADA: REDUZ TEMPO E CUSTOS 

Estes tipos de construção permitem adotar um grau muito elevado de pré-fabrico. 

Desta forma, é possível reduzir drasticamente os tempos de montagem no estaleiro e, consequentemente, os custos de construção. É possível, por exemplo, realizar a maior parte dos acabamentos já na fábrica, antes de chegar ao estaleiro. 

Um sistema que, portanto, melhor combina qualidade dos componentes e rapidez de construção.

A IMPORTÂNCIA DOS DETALHES NO DESEMPENHO ENERGÉTICO 

Ao construir com este sistema é da máxima importância cuidar de cada detalhe: desde o material isolante utilizado, à correta vedação do ar ou desde a selagem dos detalhes, ao cuidado com a redução do ruído. 

O material isolante é incorporado na estrutura de suporte realizada com montantes, o que leva a uma redução da espessura da parede e a um consequente aumento da área de superfície comercial.

Do mesmo modo, as soluções de redução do ruído também são colocadas entre os elementos da estrutura de armação, para um conforto habitacional superior.