Invista na sua carreira - ITEC: o primeiro curso intensivo de engenharia da madeira

EDIFÍCIOS DE ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Construir melhor para aumentar o conforto habitacional.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA CONSTRUÇÃO

A eficiência energética na construção deve andar a par e passo com o conforto habitacional.

Nos últimos anos, o mundo das casas de madeira assistiu a inúmeras inovações no campo da eficiência energética. A casa passiva é um conceito de construção testado e comprovado que pode ser aplicado por qualquer pessoa, em qualquer lugar.

A Rothoblaas acredita no desenvolvimento da arquitetura passiva e investe em soluções inovadoras para apoiar o crescimento do setor e oferecer produtos de qualidade para os projetos mais ambiciosos.
A SOLUÇÃO CERTA PARA CADA ZONA CLIMÁTICA

Gostaria de ajuda para escolher a membrana mais correta? De facto, a construção pode ser muito diferente dependendo da parte do mundo em que se encontra e do sistema de construção que se utiliza.

É por isso que criámos uma secção no nosso sítio web com um menu suspenso intuitivo e extremamente fácil de utilizar: entre na zona climática e no sistema de construção, e mostrar-lhe-emos a estratigrafia mais correta para o seu projeto.

Uma vasta gama de soluções para a estanquidade ao ar, ao vento e impermeabilização dos seus projetos, para construir connosco um mundo melhor em madeira.

ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO

SPEEDY BAND

IR PARA O PRODUTO

FLEXI BAND

IR PARA O PRODUTO

SEAL BAND

IR PARA O PRODUTO

CLIMA CONTROL 80

IR PARA O PRODUTO
DURABILIDADE: FITAS E MEMBRANAS 

A durabilidade de um material indica a capacidade de manter a sua funcionalidade sob a ação de diferentes agentes no ambiente em que se encontra, sem manutenção ou reparações excessivas.

Cada material tem as suas próprias fontes de degradação. Os raios UV, as altas temperaturas, a poluição e as tensões mecânicas afetam a durabilidade das fitas atuando nos polímeros que as compõem. Cada fonte de degradação listada acima tem um efeito negativo no desempenho do material; contudo, é a soma de vários fatores de degradação que representa a situação crítica para a durabilidade dos produtos.

As membranas monolíticas, por outro lado, possuem uma camada funcional homogénea e contínua. Têm um ciclo de vida mais longo do que as membranas microporosas porque são mais estáveis aos raios UV e mais resistentes à chuva forte. A permeabilidade ao vapor de água é confiada a uma reação química: alguns polímeros interagem com as moléculas do vapor, tornando-se respiráveis.

CAIXILHO E ESTRUTURA

Existem três níveis de proteção para a vedação perfeita de um caixilho. Só se os três níveis forem cumpridos na instalação de um caixilho é que será eficaz:

1. nível de estanquidade ao vento: o nível mais externo deve garantir a estanquidade aos agentes atmosféricos;
2. nível de isolamento termo-acústico: O nível intermédio deve garantir o desempenho termo-acústico, bem como a fixação mecânica;
3. nível de estanquidade ao ar: é o nível mais interno e deve assegurar a estanquidade ao ar.

Um caixilho de alto desempenho colocado de forma inadequada irá comprometer o desempenho global do sistema, frustrando as expectativas dos consumidores. Graças a estudos e testes, colocamos à sua disposição não só soluções específicas para cada um dos três níveis, mas também todo o know-how para garantir o sucesso dos seus trabalhos.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A DECLARAÇÃO EPD

Na Rothoblaas, preocupamo-nos com o ambiente e esforçamo-nos constantemente por abordar todas as questões que lhe dizem respeito com uma sensibilidade cada vez maior. É por isso que incluímos uma EPD - Environmental Product Declaration - nos dados de muitos dos nossos produtos. Trata-se de uma declaração voluntária que avalia o impacto ambiental do produto, desde a produção, utilização até à eliminação.

Para além da EPD, muitos produtos têm uma avaliação LCA – Life Cycle Assessment, o estudo do ciclo de vida do material para compreender que solução é mais sustentável do ponto de vista ambiental. Aqui encontrará o relatório com todos os dados EPD e LCA de muitas das nossas membranas.

ESTRUTURAS E COMPORTAMENTO AO FOGO

Quando se fala da capacidade de um material isolante de resistir ao fogo, existem dois conceitos fundamentais: a reação do material ao fogo e a sua resistência ao fogo. A classe de reação ao fogo é um indicador que fornece uma avaliação sobre se o material contribui ou não para um incêndio. A resistência ao fogo, por outro lado, indica a capacidade de um elemento de construção manter a estabilidade estrutural durante um incêndio durante um determinado período. O principal objetivo da resistência ao fogo é assegurar a capacidade portante da estrutura em condições de incêndio.

As características que devem ser mantidas durante a ação do fogo são indicadas por três letras:

R capacidade portante, capacidade do elemento construtivo de manter a estabilidade estrutural sob a ação do fogo.

E estanquidade, capacidade do elemento construtivo de impedir a passagem de chamas, vapores e gases quentes para o lado não exposto ao fogo

I isolamento térmico, capacidade do elemento construtivo de limitar a transmissão do calor para o lado não exposto ao fogo

A classe de resistência ao fogo é expressa em minutos, durante os quais a resistência sob a ação das chamas deve ser assegurada. A indicação dos minutos segue a sigla REI (por ex. REI120). No caso de estruturas não portantes, em que a capacidade portante não representa um dado significativo, é possível omitir o fator R e expressar a indicação dos minutos com a sigla EI (por ex., EI90).

No nosso canal do YouTube encontrará vídeos de teste com as reações à chama dos nossos produtos, dê uma vista de olhos!

VÍDEO ROTHOBLAAS

Box Sealing - Membranes and tapes

Window Sealing - Membranes and tapes

ROOF SKYLIGHT SEALING - MEMBRANES AND TAPES

DETALHES OTIMIZADOS PARA EDIFÍCIOS PASSIVOS

Os nós mais críticos das estruturas realizadas com a colaboração da Zephir Passivhaus Italia, filiais da IPHA. Bibliotecas de detalhes de construção para edifícios de madeira, concebidas para projetar assegurando o máximo de rendimento estrutural, térmico, acústico, de estanquidade do ar e de durabilidade.

Podem ser descarregadas no formato .dxf e são editáveis.
Agora pode encontrar as nossas membranas de topo no popular software WUFI.

QUALIDADE DO AR

A maioria das pessoas vive uma boa percentagem do seu tempo em ambientes fechados. É por isso que a qualidade do ar interior dos edifícios é tão importante.

Tanto no interior como no exterior, respiramos uma mistura de ar e poluentes (compostos voláteis COV - COV) de diferentes tipos de fontes de poluição.

A Rothoblaas oferece uma gama de materiais de construção que respeita o ambiente e melhora o conforto interior.

ISOLAMENTO ACÚSTICO: MENOS RUÍDO, MAIS CONFORTO HABITACIONAL

A Rothoblaas define bem-estar acústico como um agradável silêncio sem perturbações.
 
Cuidar ao pormenor da estanquidade ao ar do invólucro ajuda a estrutura a comportar-se melhor também em termos acústicos.
A madeira, um material extremamente leve, é um condutor de vibrações sonoras.
Esta característica pode ser facilmente corrigida utilizando o produto adequado.

ROTHOBLAAS É SINÓNIMO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DURABILIDADE