LAMINADO DE MADEIRA CRUZADA

MASS TIMBER BUILDING: QUANDO A MADEIRA SE CRUZA COM A TECNOLOGIA

Nos últimos anos, em muitas partes do mundo, assiste-se à expansão de inúmeras técnicas de construção que preveem a utilização de elementos estruturais de grandes dimensões. Esta filosofia de construção está a emergir com o nome de Mass Timber Building e prevê a utilização de materiais à base de madeira de elevado desempenho, incluindo:
- Madeira lamelada;
- CLT: madeira lamelada com camadas cruzadas;
- LVL: Laminated Veneer Lumber;
- NLT: Nailed Laminated Timber.

Dentro do Mass Timber Building, o CLT é o material que está a expandir-se mais rapidamente, graças às muitas vantagens que traz.

CLT: A JOIA DA COROA D0 MASS TIMBER BUILDING

A sigla CLT em inglês é “Cross Laminated Timber”, que significa madeira lamelada cruzada.

Trata-se de um material de construção inovador que faz parte da família das “madeiras artificiais”: é composto por madeira lamelada disposta em camadas cruzadas, tipicamente em números ímpares, e coladas sob pressão para formar um único elemento de madeira com capacidades de carga excecionais em todas as direções. 

Nos últimos anos está a tornar-se muito popular pelas inúmeras vantagens que oferece: da rapidez de realização à precisão na fase de previsão dos custos, da eficácia do desempenho energético ao excelente desempenho em caso de eventos sísmicos, para não mencionar o aspeto da sustentabilidade e do menor impacto ambiental da madeira em comparação com outros materiais de construção. 

Por estas e outras razões, a madeira é cada vez mais uma escolha natural na construção.consulte os catálogos específicos. 

LEVA-O AO TOPO E TORNA O MUNDO MELHOR

A natureza sabe fazer coisas extraordinárias.

Por exemplo, é capaz de criar florestas cujas árvores atingem alturas iguais a arranha-céus com mais de 40 andares. 

O homem, na sua busca pela natureza, conseguiu construir edifícios de madeira que, na maioria dos casos, não ultrapassavam 4 andares de altura. 
Graças ao advento doCLT hoje é possível construir arranha-céus de madeira com 30 andares e mais! 
E é fácil perceber porque é que esta é uma boa notícia: nos próximos anos o mundo tornar-se-á cada vez mais urbanizado e construir em madeira em vez de aço e betão significa gerar menos emissões de CO2 na produção e eliminação destes materiais. 

Do mesmo modo, uma presença mais densa de casas de madeira na nossa paisagem urbana leva a uma maior absorção de CO2 pela própria madeira. 

Escusado será dizer que um mundo com mais casas de madeira é um mundo melhor para se viver.

MATERIAIS E KNOW-HOW PARA COMBATER OS FENÓMENOS NATURAIS 

Há vários anos que estamos ativos em projetos de investigação experimental destinados a compreender os fenómenos para os quais desenvolvemos as nossas soluções. 

Em particular, estamos concentrados em reduzir a vulnerabilidade sísmica das construções de madeira, estudando o comportamento das ligações metálicas tradicionais com as quais são realizadas.  

O sismo é considerado um dos fenómenos naturais mais devastadores. Não pode ser evitado, nem previsto, pelo que a única forma de reduzir os seus efeitos catastróficos é intervir nas estruturas, projetando-as adequadamente. 

Por isso, lançámos o projeto Seismic Rev, um unicum de uma empresa privada: para quantificar as diferentes rigidezes dos sistemas de fixação, o parâmetro (Kser) foi identificado experimentalmente, o que permite avaliar a deformação da estrutura e projetar com maior consciência. 

As vantagens para o projetista são concretas: tem à sua disposição parâmetros experimentais que proporcionam tanto rigidez (Kser), como resistência, pode avaliar as deformações do edifício de acordo com a rigidez (Kser) dos elementos de ligação e pode projetar sismicamente de forma segura, uma vez que conhece a dissipação de energia de cada um dos nossos conectores sob cargas cíclicas e dinâmicas. 

E uma conceção mais segura do edifício traduz-se no sono tranquilo de quem o habita.

AO LADO DOS FABRICANTES DE CLT 

PARA FAZER AVANÇAR O SETOR

Há já algum tempo que colaboramos com diversos fabricantes de painéis em CLT para estudar e desenvolver novas soluções capazes de maximizar o desempenho da união entre a madeira e as fixações. 

Esta troca ativa de ideias entre a Rothoblaas e os fabricantes já permitiu o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor do Mass Timber Building, como o XYLOFON, SHARP METAL e SPIDER, entre outros. 

Há anos atrás, demos a mão aoCLTe nunca mais o largámos: queremos fazer a nossa parte no crescimento do setor, através da difusão deste sistema construtivo que acreditamos estar entre os mais válidos e certamente os mais consentâneos com os desafios dos tempos em que vivemos. 

A ROTHOBLAAS É SINÓNIMO DE INOVAÇÃO CONTÍNUA

UM MIX COMPLETO DE PRODUTOS: O SEU ÚNICO INTERLOCUTOR

A nossa oferta é completa em todas as áreas da construção moderna em madeira. 

Gostamos de pensar que ter apenas uma referência para cada necessidade é uma vantagem real para os nossos clientes. 
A comodidade de um único interlocutor para todas as necessidades de fixação, impermeabilização, redução do ruído, antiqueda, maquinaria e equipamento de estaleiro: também isto é Rothoblaas. 

Saiba mais sobre cada grupo de produtos!